It's time for bohemian style!
terça-feira, setembro 15, 2015
colete - STRADIVARIUS | vestido e botins - ZARA | chapéu - H&M
Uma das tendências que se vai prolongar mais uma estação é o Boho, que vem do termo Bohemian, estilo este que inclui outros estilos e influências como o hippie, gypsy (cigano), country, flok, étnico, romântico, vintage...
Já nos habituamos a ver este estilo em quase todos os grandes desfiles de moda e nas lojas de fast fashion. Temos características marcantes neste estilo como a variedade de cores e a moldagem mais solta criando looks descontraídos, leves e cheios de atitude!
A grande influência deste estilo surgiu nos anos 60/70 com os gypsies (ciganos), que segundo a história, acredita-se que tiveram a sua origem na Boêmia, uma área da Europa Ocidental e dos Balcãs.
Os artistas revolucionários (Pablo Picasso, inspirava-se nos companheiros intelectuais da vida boêmia e pelos ideais anarquistas) incorporaram no seu dia a dia, o estilo de vida destes povos peregrinos (gypsies). Daí, na história dos artistas e intelectuais ouvir-se muito o termo boêmio - espírito de liberdade. Este estilo foi ainda, uma fonte de inspiração para vários movimentos culturais que foram surgindo depois, como o Hippie, por exemplo.
Uma das principais características deste estilo é a sua aparência natural, com inspirações na natureza. Outra característica importante é a originalidade, por ser ligada à "contra-cultura" o que nos permite criar looks únicos e pessoais.
Os elementos deste estilo são vestidos maxi (longos e mais soltos), assim como túnicas, saias maxi, calças flare (boca de sino), blusas e tops tricotados, crochet, fluídos com estampagens étnicas em traços orgânicos, geométricos e florais, coletes e casacos de camurça, franjas, botas country e muitos acessórios.
_________________________________________________________________________________
Estou a usar um vestido que tem duas características que me fizeram render: mangas à boca de sino e a cor Marsala.
Manga à boca de sino - Uma herança da moda dos anos 70 que voltaram à estação mais fria em vestidos, blusas e camisas.
Cor Marsala - É a cor deste ano e já se foi apoderando do meu armário. É uma mistura de vinho com tons marrom que por sinal, foi inspirada num vinho emblemático de uma região italiana. Uma mistura do sofisticado com o rústico. Vai desde a roupa, acessórios, maquilhagem à decoração e ao design. Segundo a diretora executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, é “uma tonalidade subtilmente sedutora, que nos atrai a seu calor aconchegante”. Não podia ser melhor descrita.
Como o dia estava bem ameno optei por usar um colete de camurça com franjas e embora não goste muito de misturar várias peças com franjas (deve-se evitar esta mistura para não cair no exagero), optei por arriscar e usei as botas ao estilo country e com franjas. Talvez pela tonalidade ser diferente e as próprias franjas não serem muito marcantes, gostei desta junção. Este tipo de bota é inspirada nos cowboys do Velho Oeste e não pode deixar de ser referida como um destaque para este inverno 2015, não só com franjas e em camurça mas também em pele preta acompanhada com tachas ou fivelas, com salto pequeno ou raso, bem ao estilo do Velho Oeste.
Evitei muitos acessórios, embora este estilo os "exija", mas como já tinha muitas franjas, optei por um colar mais simples e alguns anéis não tão marcantes.
Peças-chave: franjas e camurça (carteiras, botas, casacos, vestidos, blusas, camisetas, saias...), acessórios étnicos e art déco (pulseiras, colares, brincos, maxi anéis...), detalhes românticos (blusas, túnicas), chapéus floppy ( abas largas), headbands, lenços (estampados), sobreposições com ponchos, botas country, peças fluídas e rústicas.
Para este inverno, arrisquem e apostem em botas de cano médio com tachas, para um mix entre o boémio, o hippie e o rock!.










0 comentários